Gênesis 38: A História de Judá e Tamar

Este capítulo parece interromper a narrativa sobre José, mas na verdade é parte fundamental da genealogia messiânica. Judá se afasta de seus irmãos, casa-se com uma cananeia e tem três filhos: Er, Onã e Selá. Er é morto por sua maldade; Onã se recusa a cumprir a lei do levirato (casar-se com Tamar, a viúva, para gerar descendência ao irmão) e também é morto por Deus. Judá envia Tamar de volta à casa de seu pai, prometendo Selá, mas não cumpre. Tamar, agindo de forma estratégica, se disfarça e engravida de Judá. Quando ele descobre, inicialmente quer puni-la, mas ao saber que ele é o pai, reconhece: “Ela é mais justa do que eu”. Dessa união nascem Perez e Zerá, antepassados diretos de Jesus.

Curiosidades:

  • O nome Perez significa “brecha” ou “ruptura” — simbolizando a quebra de barreiras para que o plano de Deus avançasse. Mesmo nascendo de uma situação controversa, ele se torna um ancestral de Cristo, mostrando que Deus escreve Sua história inclusive a partir de caminhos que o homem jamais planejou.

O que esse texto me ensina sobre o caráter de Deus?

  • Deus é justo — Ele não tolera a desobediência e a maldade, como no caso de Er e Onã.
  • Deus é soberano — Mesmo por caminhos improváveis, Sua promessa de preservar a linhagem messiânica é cumprida.
  • Deus é misericordioso — Ele não rejeita Tamar, mas a insere na história da salvação.
  • Deus redime histórias quebradas — A genealogia de Cristo inclui episódios moralmente complexos.

Versículos-chave

“Então Judá disse a Onã: “Case-se com a mulher do seu irmão, cumpra as suas obrigações de cunhado para com ela e dê uma descendência a seu irmão”. Mas Onã sabia que a descendência não seria sua; assim, toda vez que possuía a mulher do seu irmão, derramava o sêmen no chão para evitar que seu irmão tivesse descendência”. (Gênesis 38:8,9 – NVI)

“Disse então Judá à sua nora Tamar: “More como viúva na casa de seu pai até que o meu filho Selá cresça”, porque pensou: “Ele também poderá morrer, como os seus irmãos”. Assim Tamar foi morar na casa do pai”. (Gênesis 38:11 – NVI)

“ela trocou suas roupas de viúva, cobriu-se com um véu para se disfarçar e foi sentar-se à entrada de Enaim, que fica no caminho de Timna. Ela fez isso porque viu que, embora Selá já fosse crescido, ela não lhe tinha sido dada em casamento”. (Gênesis 38:14 – NVI)

“e perguntou aos homens do lugar: “Onde está a prostituta cultual que costuma ficar à beira do caminho de Enaim? ” Eles responderam: “Aqui não há nenhuma prostituta cultual””(Gênesis 38:21 – NVI)

De que forma esse texto aponta e revela Jesus?

  • Jesus vem de uma linhagem marcada por escândalos humanos, mostrando que Ele não veio para uma linhagem “perfeita” aos olhos humanos, mas para redimir toda a humanidade.
  • Assim como Judá reconheceu sua injustiça, o pecador precisa reconhecer sua culpa antes de receber perdão.
  • Tamar foi justificada publicamente — apontando para a justificação que Cristo oferece aos injustiçados e desprezados.

Para refletir:

  • Será que já julguei alguém sem olhar para a minha própria falta de justiça?
  • Como ajo diante de promessas que fiz e não cumpri?
  • Deus já usou algo que parecia um escândalo para manifestar Seu plano na minha vida?
  • Tenho coragem de admitir quando estou errado, mesmo que isso me exponha?

Gênesis 38 comentado pelo Pastor Fábio Canuto

Clique no "+" abaixo para ler o capítulo 38 do livro de Gênesis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *