Gênesis 12 - O chamado de Abrão. Abrão no Egito.

Gênesis 12 é o ponto de partida da história de Abraão (ainda chamado Abrão), e com ele, a história da redenção da humanidade por meio da promessa de Deus. Deus chama Abrão para sair da sua terra, parentela e casa de seu pai, para um futuro desconhecido, mas com a promessa de fazer dele uma grande nação, abençoá-lo e fazer do seu nome um nome grande. Além disso, há uma promessa universal: “em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
O capítulo também relata o primeiro desafio de fé de Abrão ao ir para o Egito por causa da fome e seu erro ao mentir sobre Sarai.

Curiosidades:

  • O chamado de Abrão acontece quando ele tinha 75 anos — um lembrete de que Deus nunca está limitado pela idade para cumprir Seus propósitos.
  • O local de origem de Abrão, Ur dos Caldeus, era uma cidade altamente desenvolvida, com zigurates, escrita cuneiforme e sistemas avançados de comércio e administração — sair de lá era deixar o conhecido e confortável.
  • A expressão “ser tu uma bênção” (v.2) não é só um benefício, mas um mandato: Deus abençoa para que sejamos canais de bênção.

O que esse texto me ensina sobre o caráter de Deus?

  • Deus é um Deus que chama: Ele chama Abrão para um caminho novo, de fé e dependência.
  • Deus é promissor e fiel: Ele promete não apenas bênçãos pessoais, mas um plano que alcançará o mundo todo.
  • Deus é soberano sobre a história: O plano de redenção mundial nasce com o chamado de um homem, mas alcança todas as nações.
  • Deus conhece nossas fraquezas: mesmo quando Abrão falha no Egito, Deus ainda o protege e cumpre Sua promessa.

Versículos-chave

“Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. (Gênesis 12:2,3 – NVI)

“Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã”. (Gênesis 12:4 – NVI)

“O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido”. (Gênesis 12:7 – NVI)

“Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa”. (Gênesis 12:10 – NVI)

“Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: “Bem sei que você é bonita. Quando os egípcios a virem, dirão: ‘Esta é a mulher dele’. E me matarão, mas deixarão você viva. Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e minha vida seja poupada por sua causa”. Quando Abrão chegou ao Egito, viram os egípcios que Sarai era uma mulher muito bonita. Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio. Ele tratou bem a Abrão por causa dela, e Abrão recebeu ovelhas e bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e camelos. Mas o Senhor puniu o faraó e sua corte com graves doenças, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Por isso o faraó mandou chamar Abrão e disse: “O que você fez comigo? Por que não me falou que ela era sua mulher? Por que disse que ela era sua irmã? Foi por isso que eu a tomei para ser minha mulher. Aí está a sua mulher. Tome-a e vá!”. (Gênesis 12:11-19 – NVI)

De que forma esse texto aponta e revela Jesus?

  • A promessa “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (v.3) aponta diretamente para Jesus Cristo, o descendente de Abraão que traria salvação a todos os povos (Gálatas 3:16).
  • O chamado de sair da terra antiga para um novo lugar reflete o convite de Jesus para seguirmos em fé, deixando para trás o velho para viver o novo.
  • O erro de Abrão no Egito contrasta com Cristo, que nunca mentiu ou pecou, mesmo sob pressão.

Para refletir:

  • Eu tenho ouvido e obedecido ao chamado de Deus para minha vida, mesmo sem saber todos os detalhes?
  • Como tenho sido bênção na vida dos outros? Estou vivendo apenas para mim ou para um propósito maior?
  • Tenho confiado nas promessas de Deus ou tentado resolver as coisas por minhas próprias estratégias, como Abrão fez no Egito?
  • Estou disposto a sair da minha zona de conforto se Deus me chamar?
  • De que maneira minha vida pode impactar “todas as famílias da terra”?

Gênesis 12 comentado pelo Pastor Fábio Canuto

Clique no "+" abaixo para ler o capítulo 12 do livro de gênesis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *